sexta-feira, 9 de janeiro de 2015


Dédalo e Ícaro 

    Dédalo nasceu em Atenas, sendo filho de Metion, filho de Eupalamus, filho de Erecteu. Ele tinha um sobrinho chamado Talos, filho de sua irmã, e um filho chamado Ícaro.
Em seus primeiros anos a vida do arquitecto Dédalo foi um ato de descobrimento dos materiais, formas, volume e do próprio espaço.
Certa vez, Dédalo estava ensinando tudo o que sabia para seu sobrinho Talos.
Talos então inventa a roda do oleiro e o serrote de ferro. Dédalo, com inveja, assassina-o , é descoberto e condenado, e foge para Creta.
Em Creta, Dédalo se torna amigo do rei Minos, mas ajuda Pasífae a se disfarçar de vaca para ser possuída pelo touro de Poseidon . Desta relação nasce o Minotauro.

Dédalo, em seguida, constroi o labirinto de Creta, para conter o minotauro.
Após a morte do Minotauro, Minos descobre que foi Dédalo que ajudou a rainha a trai-lo.Dédalo é preso, juntamente com seu filho, no labirinto. Então construiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota. Dessa forma conseguiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto Ícaro não ouviu os conselhos do pai e tomado pelo desejo de voar próximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu, enquanto seu pai, aos prantos, voava para a costa.

Dédalo se refugia na Sicília, na corte do rei Cócalo.
Dédalo passou um bom tempo trabalhando para o rei Cócalo, construindo várias maravilhas.
Minos, porém, quando soube que Dédalo tinha se refugiado na Sicília, e sendo o senhor dos mares, resolveu fazer uma campanha contra a ilha. Desembarcando com uma grande força na ilha, no local chamado a partir de então de Minoa, Minos demandou de Cócalo que entregasse Dédalo para ele ser punido.
Cócalo, porém, trouxe Minos como convidado ao seu palácio, e assassinou Minos durante o banho, fervendo-o em água quente. Cócalo devolveu o corpo de Minos aos cretenses, dizendo que ele tinha se afogado no banho; os cretenses o enterraram na Sicília, no lugar onde mais tarde foi fundada a cidade de Acragas (atual Agrigento), e lá ficaram até que Terone, tirano de Acragas, devolveu seus ossos para os cretenses.Dédalo e Ícaro







Nenhum comentário:

Postar um comentário