domingo, 11 de janeiro de 2015

Poseidon, Clito e a Atlântida.

    A história de Atlântida começa no início dos tempos, quando Zeus, o deus dos deuses, dividiu o mundo entre os imortais e cada um passou a reinar sobre uma porção de terra. O deus Poseidon recebeu como sua parte uma ilha maior que a Líbia e a Ásia reunidas. Ele escolheu uma mortal chamada Clito para ser sua esposa e rainha. Juntos, passaram a governar seus domínios.


Poseidon definiu que a morada de Clito seria no topo de uma montanha muito alta que ficava bem ao centro da ilha. Para a proteção de sua esposa amada, ele próprio esculpiu ­– com a facilidade e a destreza de um deus – uma série de cinturões circulares de mar e terra, que rodeavam e embelezavam o palácio da rainha.
Clito e Poseidontiveram dez filhos – em cinco pares de gêmeos. O mais velho de todos, chamado Atlas, foi nomeado rei por seu pai. Em homenagem ao novo rei, a ilha recebeu o nome de Atlântida.

Passado algum tempo, Atlas também teve vários filhos e o mais velho deles herdou a coroa real. Assim aconteceu por várias gerações.
Por séculos, o reino de Atlântida foi um lugar muito próspero e todos viviam em perfeita harmonia. Todos os reis governaram com justiça e contribuíram para aumentar ainda mais as riquezas do reino. O povo de Atlântida era sábio na arte da paz e da guerra e, desse modo, logo passou a liderar os povos do Mediterrâneo.
O lado de fora do muro da cidade era revestido de bronze e o lado de dentro, de estanho. O palácio real e o templo de Poseidon eram cobertos de ouro. Um grande porto se abria para o mar e pontes foram construídas entre os cinturões de terra. Assim era Atlântida em seus dias de glória.

Enquanto todos seguiram as leis do deus Poseidon e dos reis da ilha, os atlantes prosperaram. Mas, à medida que as gerações se sucederam, os casamentos entre os reis divinos e as mulheres mortais tornaram-se mais frequentes. O sangue divino dos reis enfraqueceu e todos caíram sob a influência das fraquezas e ambições humanas. Se antes os habitantes de Atlântida valorizavam os tesouros apenas por sua beleza, agora só havia o desejo de posse. Onde o povo tinha vivido em amizade e harmonia, passou a existir uma grande disputa pelo poder e pela glória.

O Grande Zeus, vendo sua raça favorita corromper-se, repreendeu Poseidon por deixar tal coisa acontecer. E Poseidon, magoado e furioso, agitou o mar causando maremotos nunca vistos antes. Uma onda colossal cobriu Atlântida e rapidamente a ilha foi tragada pelas águas para sempre. Atlas mencionado não é o Titã que segura o mundo em suas costa.

Um comentário:

  1. Parabéns por sua postagem, isso Enriquece a internet com assuntos interessantes!

    ResponderExcluir