segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A tragédia de Creta   

   A história se inicia na Fenícia, quando Zeus se apaixona por Europa, a princesa filha de Agenor. Zeus se transforma em um touro, afim de se aproximar de Europa. Ele a rapta e a leva pra Creta. Depois se casa com o rei Asterión e se torna rainha de Creta.


Entre seus filhos, está Minos, que após a morte do rei, reinvindica a coroa.  Na disputa com seus irmãos, pede um sinal aos Deuses, e Poseidon envia um touro branco como sinal de que deveria ser ele o rei, e após sua coroação ele deveria sacrificar o touro em sua homenagem. 

Já rei, Minos ignora a oferenda, e como punição, Afrodite faz com que sua esposa Pasífae se apaixone pelo touro. 
A rainha procura o engenhoso Dédalo pra que construa uma vaca de madeira, pra que ela possa copular com o touro. Dédalo obedece e a rainha copula com o touro. Dessa união nasce o Minotauro. 

Pasífae cuida dele nos primeiros anos, mas com o tempo ele se torna feroz e mostra apetite por carne humana. Minos então ordena a Dédalo que construa uma prisão para o monstro. Dédalo constrói o labirinto. Creta a esta época dominava outras cidades da Grécia, incluindo Atenas. Seu filho Androgeu, famoso por vencer jogos  Panatenaicos, aguça a inveja de Egeu, rei de Atenas que manda assassina-lo.Como vingança Minos obriga que mandem num determinado período sete jovens e sete donzelas, afim de aplacar a fome do Minotauro.

Teseu, filho de Egeu se coloca entre os jovens e promete matar o Minotauro, e faz a promessa, que quando retornasse seu barco teria velas brancas acesas para simbolizar seu sucesso, caso contrário seriam velas pretas. Egeu então, pede que ele leve sua espada de ouro. Chegando a Creta, Teseu percebe o olhar apaixonado de Ariadne, filha de Minos, e resolve corresponder o afair, pois o Oráculo de Delfos profetizou que apenas o amor mataria o Minotauro. A princesa Ariadne o visita durante a noite, e com a promessa que em caso de vitória, Teseu a levaria com ele, lhe entrega um novelo de lã e instruções de Dédalo para que conseguisse sair do labirinto. No outro dia, Teseu mata o Minotauro com a espada de ouro, usa o novelo de lã para se guiar e sair do labirinto, volta pra Atenas com Ariadne.

Ao saber da traição de Dédalo, o Rei Minos ordena que ele e seu filho Ícaro sejam aprisionados no labirinto.
Nesse meio tempo o barco de Teseu faz uma parada em Naxos, umas das ilhas preferidas de Dionísio. Teseu parte na manhã seguinte,  e deixa Ariadne para trás. Dionísio a rapta e torna sua esposa. Segundo certa versão, após sua morte, Dionísio a transforma na constelação de Corona Borealis. Teseu chega a Atenas, mas se esquece da promessa de acender as velas brancas, e seu pai, Egeu, ao avistar o barco sem as velas, entende que seu filho morreu e de tristeza se joga ao mar. Em sua homenagem o mar recebe seu nome : Mar Egeu.

Enquanto isso em Creta, Dédalo já arquitetava sua fuga, usando cera e penas, para construir asas artificiais para si e seu filho. Apesar de avisar Ícaro, que não se aproximasse do sol, afim de não derreter a cera, este não deu ouvidos e acabou morrendo. Dédalo chega a ilha da Sicília e oferece seus serviços ao rei Cócalo em troca de proteção, e é atendido. Minos ao saber da fuga, resolve ir buscá-lo, e exige que Cócalo o entregue. Cócalo concorda, oferece hospedagem e um banquete para Minos. Porém, quando Minos foi banhar-se, Cócalo o mata com águas ferventes. Ao devolver seu corpo aos cretenses, diz que ele se afogou.
Teseu se tornou rei de Atenas. Alguns historiadores, acreditam ter  existido um “Teseu”, que libertou Atenas de Creta. Teseu morreu muito tempo depois, mas essa é outra história ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário